A Realidade da ficção

Seja uma novela, um conto, um livro, uma história antiga, um jogo, um filme, um seriado, peça de teatro,música, enfim, o fato é que precisamos de um pouco de ficção e de outras realidades em nossas vidas pela necessidade de sair da nossa realidade, de conhecer outras realidades, de se colocar no papel do outro. Viver, sem vivenciar, compreender e tolerar.
Desde criança sentimos essa necessidade, a criança mais ainda. Para ela é dificil resolver o próprio problema e se torna menos complicado lidar com ele quando visto de fora .. como por uma personagem de conto de fadas, uma lenda, um desenho ... e desde muito tempo a humanidade usa a literatura para ensinar crianças através de: contos de fadas, os indios usam as lendas para explicar a origem dos astros e da natureza, os devotos usam a biblia para ensinar e seguir certos padrões e por aí vai. ((eu aprendi a não confiar em estranhos tendo como exemplo o lobo mal,rs)).
Cabe falar do enorme vazio que senti quando terminei de ler o último livro do Harry Potter? Poxa, me aventurei, sonhei, chorei e acabou!!Também chorei assitindo o filme "Sempre ao seu Lado". Já não gosto muito de acompanhar novela porque adoro novela e acabo ficando dependente dela. Naruto me diverte, me emociona. Clarisse Lispetor me leva a pensar como não tinha pensado nisso!! video game me faz viajar num mundo surreal repleto de possibilidades .. posso roubar, matar, passar por mundos diferentes, voar e ter a consciência de que é de brincadeira.Qual X-Man eu seria ?? pensar nisso é muito bom !
Se admirar, se assustar, se emocionar, se divertir, viajar pelo mundo das possibilidades viajar no tempo, no espaço, em outras mentes em outro mundo.. ver um problema que talvez seja o seu problema, buscar respostas e conforto ou então conhecer uma realidade totalmente diferente da sua .. que talvez te agrade ou te faça pensar: Ainda bem que não levo essa vida. Aprender.pensar em si, pensar no próximo. conviver.
Não gostar também é valido, é uma opnião. refletir sobre o porque que não gosta é melhor ainda, desenvolve a criticidade, o poder de argumentar .. nos dá liberdade.
Certamente não viver tempo suficiente para ter muitas das experiências que aprendo na ficção, porém se viver apenas da ficção não terei tempo para VIVER!

Comentários

  1. Nossa, me acabei com "Sempre ao seu lado". É lindíssimo.

    Gostei do texto teacher. É bem isso mesmo, a gente precisa de outras realidades que completem a nossa, que tragam novos conhecimentos, que nos façam fugir da nossa de vez em quando ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Espiral ??

Trecho de cordel

FICO BOBA