O dia em que me perdi de mim ...



Foi por volta dos 6 anos .. tudo bem já tinha ido à um lugar parecido antes, mas tinha parquinho, eu podia conversar com meus colegas fazia desenhos e trabalhos legais, nada comparado com aquele lugar. Só de lembrar já me dá arrepio!

É díficil falar sobre isso, soa como ingratidão, afinal aprendi "tantas" coisas naquele lugar. Por outro lado me envergonho... 15 anos frequentando esse lugar e não consigo elencar muitas coisas que aprendi ou que deveria ter aprendido ou que tentaram me ensinar. Espero anciosamente chegar o dia em que precisarei utilizar a raíz quadrada, formular gráficos, fazer equações, coisas de física que não consigo nem descrever de "tão vasto" que é o meu conhecimento nessa área. Não estou dizendo que esses conhecimentos não sejam úteis, mas poderiam pelo menos me mostrar situações em que eles poderiam ser aplicados, eu me sentiria muito mais valorizada.

Logo cedo aprendi que ser EU não era importante naquele estabelecimento, o que importava era a quantidade de conhecimetos que eu conseguia acumular e transcrever em folhas de papel ao final dos bimestres. Julgo que minhas "notas" poderiam ter sido melhores se eu não tivesse ousado colocar o meu entendimento, as minhas palavras no papel, minha letra também sempre foi fora do padrão .. o que fazia de mim uma aluna regular e só, bastava pra mim.

Aos poucos fui sendo moldada .. me tornando mais diferente de mim ! Fui parando de conversar, tudo que eu havia aprendido até aquele momento deveria ser apagado para garantir a moldagem, muito tempo foi empenhado para que eu aprendesse a formar fila - sentar - ouvir - escrever e ser julgada, os que não conseguiam alcançar o padrão não eram mandados embora, iam sendo convencidos de que não fazia parte até desistir, enlouquecer.

Aos poucos tento reaprender a ser eu, descobri que tudo que gosto .. as coisas simples são infinitamente mais importante do que qualquer conhecimento que eu tenha acumulado, o que gosto eu aprendo com grande facilidade e é o que preciso, o que me importa. Hoje em dia trabalho pra lembrar de quem sou e me livrar do condicionamento ao qual fui submetida há anos .. ainda tenho algumas marcas que talvez nunca se apaguem - tenho uma grande dificuldade de expor minha opnião em público (gaguejo, fico com as mãos suadas, troco as palavras, etc.).

Espero ser diferente do que foram para mim em meus anos escolares .. hoje sei que os culpados não são os professores, é a porra do sistema que não muda .. espero nunca me adequar ao sistema .. fazer parte dos diferentes é o meu maior objetivo!!!

Há alguns dias perdi meu RG ... aos poucos estou recuperando minha identidade....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espiral ??

Trecho de cordel

FICO BOBA